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CLASSIFICAÇÕES

 

1. Motivação

2. Metodologia

3. Níveis de Aprendizagem Permanente

4. Avanço de Níveis

5. Dúvidas

 

1. Motivação

 

O conteúdo digital se difere de um livro por, em grande parte, não pretender ser uma fonte de informação primária, mas de consulta permanente e dinâmica. Diferentemente de uma classe de aula regular, o público que tem acesso ao certo assunto pode não possuir os meios para compreendê-lo de forma satisfatória, seja por não conhecer os conteúdos que o fundamentam ou por ter perdido familiaridade por afastamento do estudo.

 

2. Metodologia

 

Uma vez que não é possível conhecer o nível de escolaridade do público que acessa o conteúdo, qualquer escala baseada apenas na escolaridade não alcançaria a todos os visitantes interessados. Além disso, um recém concluinte do ensino médio e outra pessoa que o fez a mais de dez anos e não manteve estudo regular desde então dificilmente possuirão os mesmos níveis de instrução, tornando a escolaridade um parâmetro temporalmente ineficiente.

 

Para permitir que o conteúdo digital possa oferecer aprendizagem permanente a qualquer que seja a pessoa a acessá-lo, O Mundo da Química propôem a reorganização de seu conteúdo em função de uma escala de difculdade ao invés da divisão clássica baseada em séries/ anos.

 

Os conteúdos foram separados em 6 Níveis de Aprendizagem Permanente, a saber: Nível Livre (L), Nível Básico (1*), Nível Médio I (2*), Nível Médio II (3*), Nível Alto (4*) e Nível Avançado (5*). Os Níveis de Aprendizagem Permanente são definidos e identificados a seguir.

 

3. Níveis de Aprendizagem Permanente

 

Nível Livre

 

No Nível Livre não há qualquer pré-requisito para a absorção do conteúdo oferecido. Além disso, esse nível exige o mínimo de sistematização com outros conteúdos eventualmente correlacionados. Possui nível de abstração mínimo.

 

Pode ser identificado por "Nível Livre", "Livre" ou pela sigla "L", sempre acompanhados da cor verde. Corresponde proporcionalmente aos conhecimentos corriqueiros do Ensino Fundamental até o 5º Ano ou de acordo com a autoavaliação.

 

Nível Básico

 

No Nível Básico é esperado que o visitante tenha o mínimo de introdução sobre o assunto de interesse e que seja capaz de sistematizar alguns conteúdos imediatamente relacionados para obter conclusões sobre o novo conhecimento. Possui nível de abstração baixo.

 

Pode ser identificado por "Básico" ou por uma estrela bronze, sempre acompanhados da cor azul clara. Corresponde proporcionalmente aos conhecimentos corriqueiros do Ensino Fundamental concluído ou de acordo com a autoavaliação.

 

Nível Médio I

 

No Nível Médio I é esperado que o visitante tenha alguns conceitos fundamentais bem definidos para alicerçar a sistematização de conteúdos imediatamente relacionados e outros anteriores para concluir sobre o novo conhecimento. Possui nível de abstração médio.

 

Pode ser identificado por "Médio I" ou por duas estrelas bronze, sempre acompanhados da cor amarela. Corresponde proporcionalmente aos conhecimentos corriqueiros do Ensino Médio concluído ou de acordo com a autoavaliação.

 

Nível Médio II

 

No Nível Médio II é esperado que o visitante tenha clareza sobre os conceitos fundamentais da área de interesse e que seja capaz de sistematizar conhecimentos prévios (incluindo de áreas afins) para compreender novos conceitos. Possui nível de abstração alto.

 

Pode ser identificado por "Médio II" ou por três estrelas prateadas, sempre acompanhados da cor laranja. Corresponde proporcionalmente aos conhecimentos corriqueiros de parte do Ensino Técnico em Química até o ciclo básico da Graduação em Química, Farmácia, Engenharia Química e Química Industrial ou de acordo com a autoavaliação.

 

Nível Alto

 

No Nível Alto é esperado que o visitante tenha domínio sobre os fundamentos da área de interesse e que seja capaz de relacionar os conhecimentos teóricos a dados experimentais para compreender os fenômenos de estudo e propor explicações lógicas que o expliquem. Também deve ser capz de reconhecer limitações de modelos téoricos e transitar entre os modelos existentes na busca de explicação de fenômenos naturais. Possui nível de abstração alto.

 

Pode ser identificado por "Alto" ou por quatro estrelas prateadas, sempre acompanhado da cor vermelha. Corresponde proporcionalmente aos conhecimentos corriqueiros do técnico concluído até a Graduação plena em Química ou de acordo com a autoavaliação.

 

Nível Avançado

 

No Nível Avançado é esperado que o visitante tenha domínio sobre os fundamentos da área de interesse e que seja capaz de compreender fenômenos de estudo eventualmente não descritos anteriormente, propondo fundamentações teóricas apropriadas visando o avanço da área de estudo. Possui nível de abstração muito ato.

 

Pode ser identificado por "Avançado" ou por cinco estrelas douradas, sempre acompanhado da cor preta. Corresponde proporcionalmente aos conhecimentos corriqueiros da pós-graduação em Química ou de acordo com a autoavaliação.

 

4. Avanço de Níveis

 

Como não é possível realizar a avaliação do nível atual de um visitante ou acompanhar seu avanço, a autoavaliação é crucial para permitir o melhor posicionamento na escala e obter a melhor aprendizagem ao longo do tempo.

 

5. Dúvidas

 

Se ainda há alguma dúvida sobre como utilizar nossa classificação, por favor entre em contato por contato@omundodaquimica.com.br.